O Portal das Matrículas encontra-se, uma vez mais, indisponível. De acordo com a informação online, a plataforma está fora de serviço "devido à necessidade de realizar uma intervenção técnica".
Corpo do artigo
Depois de os constrangimentos verificados na semana passada, com centenas de encarregados de educação impedidos de inscrever os alunos dos 6.º ao 9.º anos e 11.º anos, a plataforma volta a estar com problemas, esta segunda-feira. Segundo a informação disponível quando se acede à página, o site encontra-se "em manutenção". "Devido à necessidade de realizar uma intervenção técnica, o Portal das Matrículas encontra-se temporariamente indisponível. Contamos ser breves", pode ler-se online.
Recorde-se que, na última quarta-feira, o Ministério da Educação decidiu prolongar o prazo de renovação das matrículas destes alunos devido aos problemas sentidos no portal. Assim, os encarregados de educação dos estudantes dos 6.º, 7,º, 8.º, 9.º e 11.º anos terão até esta sexta-feira, 5 de julho, para concluir as inscrições.
À semelhança de anos anteriores, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. A renovação da matrícula só é necessária nos anos de escolaridade de transição (5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos). Nos restantes, é necessário aceder ao Portal das Matrículas para iniciar o processo se existir transferência de escola, alteração do encarregado de educação, do curso ou necessidade de escolher disciplinas.
A próxima fase de matrículas é a dos alunos dos 2.º ao 5.º anos e arranca já a 6 de julho, até 10 de julho. Seguem-se depois as incrições dos alunos dos 10.º e 12.º anos, de 15 a 20 de julho.