Cerca de 77 mil crianças, entre os 9 e os 11 anos, estão inscritas para serem vacinadas contra a covid-19 neste fim de semana. A possibilidade de marcação online deixou de estar disponível na tarde desta sexta-feira, uma vez que é necessário "avaliar a elegibilidade dos utentes, enviar uma hora de agendamento e dar prazo para a resposta do utente".
Corpo do artigo
Este fim de semana, a vacinação contra a covid-19 está exclusivamente reservada para crianças entre os 9 e os 11 anos. De acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), até às 10 horas desta sexta-feira, foram feitos cerca de 77 mil pedidos online para a inoculação de crianças.
A possibilidade de agendamento online para esta faixa etária esteve disponível até à manhã desta seta-feira. No entanto, segundo os SPMS, por norma, o portal "permite agendamentos com um intervalo mínimo de sete dias entre a data do agendamento e aquela para a qual se pretende agendar", tendo em conta que é necessário "avaliar a elegibilidade dos utentes, enviar uma hora de agendamento e dar prazo para a resposta do utente".
"Sempre que possível são ainda convocados telefonicamente os utentes que não respondem ao SMS. Estas operações têm de terminar a tempo de as unidades locais poderem convocar localmente utentes para preencher as vagas que, eventualmente, tenham ficado disponíveis na agenda", detalha os SPMS.