"Igreja é missão" é o lema da celebração papal no Porto, "um motivo de grande alegria" para uma diocese que promove, por todo este ano, a iniciativa "Missão 2010 - corresponsabilidade para a nova evangelização", disse fonte do Paço Episcopal.
Corpo do artigo
"Termos a graça de ser confirmados nessa Missão 2010 pelo sucessor de Pedro é significativo", assinalou o porta-voz diocesano, padre Américo Aguiar.
Numa diocese com 400 mil católicos praticantes, num universo de dois milhões de habitantes, a iniciativa Missão 2010 pretende envolver as "bases" da Igreja diocesana numa evangelização ajustada aos novos desafios e problemas da sociedade actual. O dia 14 é, de acordo com uma nota diocesana, aquele em que o Papa "lançará mais alto e mais longe as sementes da Nova Evangelização" no serviço religioso a que presidirá no Porto.
Os paramentos a usar na missa que vai ser celebrada na Avenida dos Aliados serão vermelhos, e os do Santo Padre e de concelebrantes vêm directos do Vaticano. Tradicionalmente, os paramentos usados pelos papas em celebrações externas são oferecidos às cidades onde são realizadas.
Por recomendação do mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, a comunhão vai ser distribuída a uns estimados 85 mil féis, num número elevado de pontos, entre 200 e 300.