Portugal continental registou este sábado, entre a meia-noite e as 13 horas, mais de 470 ocorrências associadas à depressão Martinho, maioritariamente queda de árvores, com principal incidência na Grande Lisboa, Área Metropolitana do Porto e Coimbra, segundo a Proteção Civil.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabiliza, entre a meia-noite e as 13 horas de hoje, um total de 436 ocorrências devido ao mau tempo em Portugal continental, a que se juntam as cerca de 40 na cidade de Lisboa.
Estes dados da ANEPC não incluem a cidade de Lisboa, onde a informação é disponibilizada pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que indicou à Lusa que no dia de hoje, entre as 8 e as 13, contabilizou cerca de 40 ocorrências, nomeadamente 21 queda de árvores, 12 queda de estruturas, cinco queda de revestimentos e três inundações em espaço privado.
Relativamente às 436 ocorrências contabilizadas pela ANEPC, a zona mais afetada do país é a Grande Lisboa, com 78 situações, seguindo-se a Área Metropolitana do Porto, com 63, e Coimbra, com 47.
Em declarações à Lusa, o oficial de operações da ANEPC Elísio Pereira indicou que, por tipologia, a maioria das ocorrências continua a estar associada a queda de árvores, com 197 situações, verificando-se também queda de estruturas, com 121, movimento de massa, com 48, e inundações, com 37.
Estas 436 ocorrências em Portugal continental mobilizaram 1538 operacionais agentes de proteção civil, apoiados por 574 veículos, adiantou Elísio Pereira.
Segundo o oficial de operações da ANEPC, não há registo de feridos no âmbito das ocorrências registadas hoje.
Doze distritos do continente estão hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de três) devido à previsão de agitação marítima, vento e queda de neve, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Devido à agitação marítima, os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão sob aviso laranja até às 18 horas de hoje, enquanto Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga mantêm o aviso até às 0 horas de domingo, segundo o IPMA.
O instituto colocou ainda os distritos de Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra sob aviso laranja devido a ventos fortes até às 6 de hoje, e Guarda e Castelo Branco sob aviso laranja, até à meia-noite de domingo, devido à queda de neve acima de 1200 a 1400 metros.