Este ano há 440 praias, marinas e embarcações a hastear a Bandeira Azul, que distingue as zonas com maior segurança, preocupação ambiental, acessibilidade e qualidade balnear. Dos galardões, 398 são praias, mais quatro que no ano passado.
Corpo do artigo
O Programa Bandeira Azul tem este ano como tema "O Mar Precisa de Líderes - A Praia é a Tua Causa". A iniciativa quer dar protagonismo àqueles que "através das suas ideias e ações, fazem a diferença todos os dias: são os moradores que organizam, por sua iniciativa, a limpeza das margens de um rio; o artista que dá forma às suas obras com plástico que deu à costa; o professor de uma aldeia que promove a educação ambiental".
No que diz respeito à distribuição geográfica da Bandeira Azul, o Norte do País conta com 89 praias com o galardão, 79 costeiras e dez fluviais. São mais duas que no ano passado: Amorosa Sul e Azul Conchinha.
O centro tem 48, mais uma que no ano passado, como o Algarve, com 86 este ano. A zona do Tejo tem 75, menos uma, tal como o Alentejo, com 38. Açores e Madeira têm, respetivamente, 45 e 17 praias com Bandeira Azul, mais duas que em 2023.