
As notas nos exames nacionais foram lançadas na manhã desta quinta-feira. As médias de Português e Matemática subiram.
As pautas dos exames feitos pelos alunos do ensino secundário foram esta quinta-feira afixadas nas escolas. Nos quatro exames com mais provas realizadas, as médias subiram a Português, Matemática A e Biologia e desceram a Física e Química.
Independentemente da suspeita de divulgação do enunciado do exame de Português do 12º, que pode ter beneficiado alguns alunos e se encontra em investigação, a média dos alunos internos subiu, este ano, 3 décimas para os 11, 1 valores. A Matemática A (também do 12º) a média também subiu 3 décimas para ao 11,5 valores e a Biologia e Geologia dos 10,1 para os 10,3. Já Física e Química regista uma das maiores descidas para os 9,9 valores.
O Ministério da Educação desagregou os resultados entre os alunos internos (que frequentam a disciplina) dos alunos autopropostos: entre os primeiros não há médias nacionais negativas - apenas Física e História da Cultura e das Artes desceram abaixo dos 10 valores (9,9 e 9,8 respetivamente) mas mantiveram-se em terreno positivo. Já entre os alunos autopropostos, entre as 22 disciplinas sujeitas a exames, 12 tiveram média negativa: Português (8,3 valores), Filosofia (8,6), Física e Química (8), História da Cultura e das Artes (7,3), História A (7,8), História B (7,8), Matemática A (6,8), Matemática B (8), Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS, 7 valores), Biologia e Geologia (9), Geometria Descritiva (7,6) e Literatura Portuguesa (9,1). As retenções, que entre os internos a percentagem mais elevada foi registada a Física (14%), entre os alunos autopropostos dispara, chegando a seu superior a 70% nas provas de Matemática A e MACS.
A média mais elevada entre os alunos internos foi a de Espanhol com 14, 7 valores, que se traduziu também na maior subida relativamente a 2016. Francês também subiu dois valores para uma média de 11,8 e Economia A subiu 1,1 valores para 12,1. Física, MACS e Latim (exames do 11º) registaram as maiores descidas para 9,9, 10,1 e 10,5 valores, respetivamente, de média.
Este ano realizaram-se, no total, 332340 exames, mais 2500 do que no ano passado, vigiadas por dez mil professores e classificadas por cerca de sete mil docentes.
