Casais jovens apostam em férias com boas paisagens, paz e locais onde são bem recebidos. Se antes eram estrangeiros a procurar esta opção, agora 80% são nacionais. Aluguer custa, em média, 180 euros.
Corpo do artigo
Com as restrições às viagens internacionais e os apelos a que os portugueses passem férias cá dentro, são muitos os jovens casais que estão a apostar em travessias de autocaravana pelo interior.
A tendência é fugir do litoral e ir à descoberta das surpreendentes paisagens que oferecem Trás-os-Montes e Alto Douro, as Beiras ou o Alto Alentejo. Com isso, as empresas de aluguer estão a sentir o novo fôlego no negócio e muitas "já não têm disponibilidade até ao fim do verão, as reservas todas esgotadas", constata Manuel Bragança, presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo.
O responsável conclui que este ano "está muito melhor" no que toca ao aluguer de autocaravanas e o cliente português é o principal responsável: "Estamos a assistir a casais relativamente jovens, com idades entre os 30 e 40 anos, com filhos, a viajarem em autocaravana nos curtos espaços de férias. E a procurarem essencialmente fugir do litoral".
Quase nem é preciso enumerar motivos que tornam o interior tão atrativo. Ali, as pessoas recebem bem, a paz sobrepõe-se ao turismo de massas, a gastronomia regional é deliciosa e encantadora. Além de ter zonas que "estão muito bem apetrechadas de infraestruturas para autocaravanas", diz Manuel Bragança.
Câmaras lançam campanhas
Cientes do encanto dos seus territórios, várias câmaras municipais apostaram na promoção de campanhas para atrair autocaravanistas portugueses e é fácil ser convencido por cenários bucólicos junto a praias fluviais onde a natureza e o homem se unem de forma pacífica. "A Beira Baixa é a alternativa real para fugir dos engarrafamentos, do cheiro a gasóleo queimado, dos semáforos da praia", refere a campanha "Chegou a Hora", da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Alírio Amorim, da empresa Campilider, denota uma afluência acima da média de clientes portugueses: "É um facto que, se noutros anos os clientes eram 80% estrangeiros e 20% portugueses; este ano, faltam-nos os estrangeiros e os portugueses aumentaram de 20% para 80%".
No portal Olx, a procura pelo termo "autocaravana" aumentou 55% em maio, o último mês com informação disponível. No Standvirtual, em junho, o número de anúncios ativos era 13,44% maior do que no mesmo mês do ano passado e, em maio, esse crescimento foi de 22,61%.
Por dia, o aluguer de uma autocaravana em época alta, até ao final deste, ronda os 180 euros por dia. O preço varia consoante a disponibilidade de lugares (há de três a sete pessoas) e as comodidades, como ar condicionado, seguro de danos próprios ou televisão.
Contar tudo nas redes
A mudança do perfil do autocaravanista pode ser benéfica no futuro, pois há cada vez mais portugueses à procura de viajar em autocaravana no interior do país e quem experimenta só elogia a experiência. Uma das tendências cada vez mais na moda é o relato da viagem e dos locais visitados nas redes sociais. Muitos casais jovens criam blogues e relatam as vivências no Instagram ou Facebook, com fotografias apelativas que acabam por convencer os amigos e conhecidos a querer, também eles, experimentar no próximo ano.
Aluguer
1260 euros é o custo, em média, de alugar uma autocaravana para umas férias de sete dias pelo interior de Portugal. A viatura pode ser levantada no litoral.
Reportagem
Oito dias em viagem com cinco filhos na Beira Baixa
Um casal, quatro crianças e um bebé em aventura pela Beira Baixa. A blogger Mariana Seara Cardoso e o arquiteto Domingos Domingues apostaram numas férias diferentes e ficaram apaixonados pelo autocaravanismo. Ao longo de oito dias, de 5 a 12 de julho, o casal partiu com os cinco filhos para a primeira experiência de autocaravana e foi "incrível para todos", resumem.
Muitas vezes sem rede no telemóvel e sem ver ninguém, a família de Mariana saiu desta aventura com a certeza de que a escolha foi a melhor e será para repetir. O primeiro desafio foi encontrar uma autocaravana para sete pessoas, o que conseguiram, e fizeram-se à estrada. "É mais fácil estar com os filhos de férias numa autocaravana do que em casa", atesta a blogger e mãe de Tomás, Matilde, Maria do Carmo, Francisca e Xavier.
De autocaravana "não há complicações, não há stresses e é tudo mais prático", acrescenta. A família teve o cuidado de dormir sempre junto da água para ter a facilidade de abrir a porta, de manhã, e deixar os filhos à solta num mergulho. "Eles estiveram quase sempre na rua a brincar com o que há na natureza porque não levamos brinquedos, só para o bebé."
"Os miúdos estavam felizes"
Os primeiros dias foram por Oleiros, depois Penamacor e serra da Malcata, onde viram um pôr do sol "dos mais bonitos de sempre", conta ela, no blogue "aos pares", em que relata os principais momentos desta aventura familiar. Ainda em Penamacor, visitaram as praias fluviais de Benquerença e Meimão, onde passaram momentos inesquecíveis: "Fartámo-nos de nadar, de passear de colchão de água, os miúdos estavam felizes! Também tem piscinas flutuantes, para quem gosta", recorda.
De Penamacor seguiram para Idanha-a-Nova com a obrigatória visita à aldeia de Monsanto, passando pela barragem de Penha Garcia e aldeia de Idanha-a-Velha. Até ao final da viagem, passaram ainda por Castelo Branco, onde conheceram outro casal jovem que levou o Tomás, filho mais velho de Mariana, a pescar. De lá passaram por Vila Velha de Ródão e regressaram por Oleiros. "Queríamos uma coisa diferente, não queríamos uma viagem de autocaravana pela costa. Achamos espetacular".
Nestas férias, cozinharam na autocaravana a maioria das vezes, mas também foram a restaurantes para degustar a gastronomia regional. Abasteceram água potável e despejaram água residual em áreas de serviço dedicadas por 2,5 euros, utilizaram pratos de papel e talheres de madeira para poupar água e compraram sacos-cama para as crianças dormirem. Deixavam os sapatos à porta para não sujar a autocaravana. "É muito importante. Isso e ser descomplicado".