Portugueses mais satisfeitos com a União Europeia do que a média dos estados membros
Sete em cada dez portugueses têm uma imagem positiva da União Europeia. Se olharmos para a média europeia desta perceção, são apenas 45% os que respondem positivamente. Os dados são do Eurobarómetro apresentado esta manhã e que antecede as próximas eleições europeias, que acontecem em junho de 2024.
Corpo do artigo
Além de satisfeitos com o trabalho da instituição europeia, 67% dos portugueses consideram também estar satisfeitos com a democracia europeia. A média europeia está abaixo deste valor, sendo apenas 54% dos europeus que dá nota positiva à democracia na União Europeia.
É também na temática da guerra que os portugueses se distinguem da opinião dos restantes estados-membros. Portugal é o quarto país que mais concorda com o apoio da União Europeia à Ucrânia (a par com os países nórdicos), sendo que 65% dos entrevistados portugueses "concorda fortemente" com a atual posição da máquina europeia com a guerra. Por outro lado, apenas 36% dos europeus tem esta posição face à temática. Olhando para a distribuição demográfica, conclui-se que os países mais próximos do território ucraniano são aqueles que menos concordam com o apoio europeu à Ucrânia.
Já sobre a ação da União Europeia na mitigação da atual crise económica, Portugal e a média europeia encontram-se lado a lado, com 61% dos portugueses e 57% dos europeus "não satisfeitos".
Se as eleições acontecessem na próxima semana, 62% dos portugueses afirmaram interesse em votar - valores que não coincidem com as taxas de abstenção que se têm verificado nos últimos anos. Recorde-se que nas anteriores eleições, em 2018, perto de 70% dos eleitores portugueses não se deslocou às urnas (um recorde de abstenção desde a criação da União Europeia).
No entanto, segundo o Eurobarómetro, o interesse dos eleitores no Parlamento Europeu tem crescido. A maioria dos cidadãos europeus (56%) está interessada nas próximas eleições, o que representa mais seis pontos percentuais do que no período homólogo em 2018. As eleições para o Parlamento Europeu realizam-se, em Portugal, a 9 de junho de 2024.
A nível do combate à corrupção, 67% dos portugueses inquiridos estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção e apenas 29% estão satisfeitos.
Este Eurobarómetro ouviu um total de 26 376 cidadãos de todos os Estados-membros da União Europeia, entre 02 e 26 de março deste ano. Do lote, 1 002 portugueses responderam, presencialmente e por videoconferência, às mesmas questões que os concidadãos europeus, entre 04 e 21 de março.