Portugueses perguntaram ao Google, em 2024, sobre José Castelo Branco e inteligência artificial
Nesta contagem decrescente para o final do ano, e à semelhança de anos anteriores, a Google revelou, esta terça-feira, quais foram as palavras e as perguntas mais frequentes no motor de busca em 2024, para mostrar o que pode ter chamado mais a atenção dos internautas.
Corpo do artigo
Segundo as pesquisas mais populares em Portugal, o Euro 2024, no verão, as eleições legislativas de março, na sequência da demissão de António Costa, e as eleições presidenciais nos Estados Unidos, no passado mês, foram os acontecimentos mais importantes do ano. A fechar a lista está Vale de Judeus, nome do estabelecimento prisional em Alcoentre da qual fugiram, em meados de setembro, cinco reclusos considerados perigosos. Foram já capturados os dois fugitivos portugueses.
De acordo com a retrospetiva do ano em pesquisa 2024 da Google, José Castelo Branco domina a lista dos nomes nacionais mais pesquisados, e não pelas melhores razões: o socialite foi acusado pelo Ministério Público do crime de violência doméstica à ex-mulher, um processo que começou após várias queixas de Betty Grafstein junto de profissionais no hospital onde esteve internada em abril. Surge logo a seguir Ruben Amorim pela sua transferência do Sporting para treinar o Manchester United, na Inglaterra. Os nomes dos líderes das principais três forças políticas nacionais, entre os quais o primeiro-ministro, também constam entre os mais teclados no motor de busca.
A nível internacional, Kate Middleton foi a personalidade mais pesquisada. Após uma longa ausência da vida pública, a princesa de Gales revelou, em março, que foi diagnosticada no início do ano com cancro, estando numa fase inicial dos tratamentos. Os utilizadores do Google em Portugal pesquisaram também Betty Grafstein, pelo processo de violência doméstica já mencionado, e Donald Trump, que estará de volta à Casa Branca em janeiro, após os resultados eleitorais de novembro.
A retrospetiva da Google mostra ainda que entre as personalidades que morreram este ano, a mais procurada foi o cantor britânico Liam Payne, ex-membro dos One Direction, que morreu, em novembro, depois de cair do terceiro andar de um hotel na Argentina. Surge também o cantor Marco Paulo, que morreu, em outubro, aos 79 anos, após quase três décadas a lutar contra vários cancros.
O crescimento do interesse pela Inteligência Artificial (IA) fez com que a tecnologia merecesse uma área própria na compilação deste ano. Segundo os dados da Google Portugal, verificou-se um aumento significativo nas pesquisas sobre as ferramentas Detetor de IA e Inteligência Artificial Online.
A febre de Taylor Swift e das jovens estrelas do futebol
Na área da música, não é de estranhar que Taylor Swift ocupe o primeiro lugar do pódio, após a estrela pop norte-americana se ter estreado, em maio, em Portugal com duas datas esgotadas no Estádio da Luz. Logo a seguir surge Ana Moura, especificamente nos Globos de Ouro 2024, e os Scorpions, que pisaram, em agosto, um dos palcos do Rock in Rio, no Parque Tejo, em Lisboa. No entretenimento, programas de televisão como o Secret Story e Big Brother destacaram-se nas pesquisas. Já na sétima arte, o filme “Divertidamente 2”, dos estúdios da Disney Pixar, foi o que atraiu mais a curiosidade dos portugueses, sendo o mais visto e com maior receita de bilheteira em Portugal em 20 anos,
No desporto, o guarda-redes Diogo Costa destaca-se depois do brilharete que preconizou no campeonato europeu, ao conseguir defender três penalidades diante a Eslovénia, o que foi decisivo para a passagem da seleção portuguesa para os quartos de final do Euro 2024. Aparecem também na lista outros nomes promissores no futebol: o jogador espanhol Lamine Yamal, de apenas 17 anos, que se tornou o mais jovem goleador da história dos Europeus, e João Neves, de 20 anos, transferido, em agosto, do Benfica para o Paris Saint-Germain. No ano em que decorreram os Jogos Olímpicos, em Paris - uma das edições da competição mais vistas em Portugal - os portugueses pesquisaram também por modalidades olímpicas, com destaque para a ginástica, vela e escalada olímpica.
A ida às urnas em março também marcou as principais perguntas que os internautas nacionais colocaram ao Google: Como votar nas eleições?, como saber onde votar? , como saber onde votar nas europeias? e como votar antecipadamente? surgem no top dez. Por outro lado, os utilizadores também procuraram saber “o que é [ser] mórmon?”, nome dado ao grupo religioso da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; “o que é shisha?, o que se refere ao tabaco fumado num cachimbo de água, cujo consumo tem vindo a aumentar em Portugal, ou “o que é [a] world coin?", o que se refere ao nome original da atual World Network, empresa de criptomoeda que usa a biometria para recolher dados da íris, cuja atividade está suspensa em vários país, incluindo Portugal, devido a preocupações com a privacidade.
Muitos foram os que utilizaram o motor de busca para tirar outras dúvidas, entre as quais se o PSD se posiciona à esquerda ou à direita no espectro político, sobre o IRS, ao pesquisarem, por exemplo, o que distingue rendimentos de categoria a ou b, e até para confirmar se se deve referir ao país da Europa Central como Chéquia ou República Checa.