Portugueses são os menos satisfeitos com os professores do Ensino Superior
Os portugueses são os estudantes da Europa que menos valorizam a contribuição dos professores do Ensino Superior para a melhoria da aprendizagem durante o percurso académico. Apenas 37% dos universitários consideram que os professores influenciam a motivação.
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Da lista de 25 países analisados para um inquérito da Eurostudent realizado em 2022, Portugal aparece no fim da tabela nos três indicadores de avaliação dos docentes. Por outro lado, o Azerbaijão é o país onde a influência dos professores no desempenho dos alunos é mais elevada.
De acordo com os dados, publicados no relatório deste ano da Comissão Europeia sobre o processo de implementação de Bolonha, apenas 28% dos portugueses classificam como muito positivo o feedback que os professores dão ao trabalho realizado, enquanto 37% dos universitários acreditam que os docentes influenciam o modo como se sentem motivados para obterem melhores resultados. Só 39% consideram que os professores são extremamente bons a explicar os conteúdos lecionados, longe dos 53% da média dos países inquiridos.

