Corpo do artigo
Por Mário Martins
Não é o MFA (Movimento das Forças Armadas, de 1974), nem o MCA (Movimento dos Capitães de Abril) que ajudaram Portugal a ser uma sociedade decente, mas sim o MPA (Movimento dos Postais de Abril), o projeto que a Associação Gerações, de Vila Nova de Famalicão, escolheu para celebrar também os 50 anos do 25 de Abril de 1974, um projeto inovador que mobilizou as crianças, os pais, as famílias e os seniores da instituição.
As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril só fazem sentido se, através delas, se conseguir transmitir um conjunto de mensagens e de ideias que sejam facilmente partilhadas por todos, nomeadamente por todos aqueles que nunca tiveram um contacto próximo com a “Revolução dos Cravos” e nunca conseguiram avaliar a sua importância na vida coletiva e na vida individual dos cidadãos, sobretudo das crianças e dos jovens. As nossas crianças e os nossos jovens têm que ter uma visão clara sobre o antes e o depois do 25 de Abril. Cada uma e cada uma farão depois as suas escolhas. Nunca nos podemos esquecer que aquilo que somos hoje não teria sido possível se o 25 de Abril não tivesse acontecido.
O projeto “Movimento dos Postais de Abril” não pretendeu ser um concurso, mas sim o recurso a um meio de comunicação escrita em desuso acentuado, mas que é ainda apelativo para as crianças, para os seniores e para as famílias das crianças. O impacto de algumas centenas de postais endereçados à Associação Gerações, através de uma logística extremamente simples, foi enorme.
Os postais foram colocados num grande “marco” que foi colocado na entrada principal da Gerações, identificado com a designação “Postais de Abril”.
Este “movimento dos postais” teve uma liberdade total: todos puderam escrever sobre situações e acontecimentos locais e nacionais, sobre o positivo e o negativo de Abril, sobre as expetativas futuras, sobre os sonhos de cada um, sobre o que está bem e sobre o que está mal, sobre as pessoas da nossa História recente, sobre as ambições de cada um, sobre a escola e sobre a saúde…
Se for possível, estes postais vão dar origem a um livro que terá como título “Postais dos 50 anos do 25 de Abril”, com as crianças, os mais velhos e as famílias a terem sempre à mão um repositório das suas mensagens e das suas ideias sobre o 25 de Abril de 1974.
Este projeto entronca num outro, concretizado anualmente pela Associação Gerações no Parque da Devesa, com o nome “Hoje há Histórias na Cidade”. No ano de 2024, já com a data de 4 de maio definida, o “Hoje há Histórias na Cidade” será dedicado aos 50 anos do 25 de Abril, com uma grande exposição de “Postais de Abril”, para que todo o Município de Famalicão os conheça. Quinhentos Postais de Abril” numa grande exposição vão dar outra beleza ao Parque da Devesa…