O distrito de Leiria, junto à costa, apresenta uma relação algo curiosa entre praia e campo. Ao longo da enorme mancha verde do Pinhal de Leiria, um conjunto de praias faz o percurso paralelo, entre a praia do Pedrógão e São Pedro de Moel, numa extensão de cerca de 20 quilómetros.
Corpo do artigo
Para além das conhecidas praias da zona, há outras com acessos menos visíveis, por entre os pinheiros. Praias quase desertas e pouco procuradas pelos banhistas, com um cenário de pinheiros à volta, em que as dunas se misturam com o pinhal circundante.
Um desses locais situa-se entre a praia do Pedrógão e a da Vieira. Após um caminho de mato e terra batida, encontra-se uma passadeira de madeira (já bastante deteriorada) que dá acesso à praia. No local, três famílias espalhadas pelo areal. "Que eu saiba, a praia não tem nome. Chamamos-lhe praia do meio, porque fica entre Pedrógão e Vieira", conta Cidália Simãozinho, residente em Pedrógão, que se desloca diariamente ao local para ir a banhos e apanhar algum sol com os dois filhos e a cadela. "É uma praia mais sossegada, dá para estar aqui descansada com a família e com o cão. E aqui as crianças têm mais espaço para brincar", justifica. O acesso à praia, conta, tem de ser feito por terra batida. "Não o podem fazer em alcatrão para preservar a natureza do espaço", explica. A "praia do meio", como a denomina Cidália Simãozinho, é também privilegiada para a pesca de cana.
Cerca de uma dezena de quilómetros mais à frente, a norte de São Pedro de Moel, uma outra praia semelhante. A praia de Pedras Negras também apresenta um cenário rodeado de pinheiros. No local, três chapéus e mais uma ou duas toalhas, com pessoas bem separadas umas das outras, longe das grandes multidões de outros areais.