Preço das telecomunicações em Portugal regista terceira maior subida da União Europeia
Enquanto na União Europeia (UE) o preço das telecomunicações diminuiu nos últimos 12 meses, a tendência em Portugal foi inversa. O país registou uma variação de 5,8%, a terceira maior subida entre os 27 estados-membros, onde a taxa caiu 0,9%.
Corpo do artigo
Segundo dados do Eurostat, o gabinete estatístico do espaço comunitário, a variação nacional é ainda maior (7,4%) quando são tidos em conta apenas os serviços de telefone. Neste indicador, a média da UE baixou 2,8% no último ano. Olhando apenas para a Internet, o preço subiu 2,5% em Portugal e 0,6% entre os Estados-membros e, entre as ofertas de pacotes (que incluem vários serviços), os valores aumentaram 4,6% em território nacional e 0,2% na UE.
Em termos gerais, acima de Portugal situam-se apenas a Hungria, com 12,2%, e a Estónia, com 10,7%. A maior queda foi sentida em França, onde o valor decresceu 11,4%, e em Malta (6,7%).
Sobre a oferta disponibilizada pelas operadoras, a entrada da Digi no mercado das telecomunicações, em novembro de 2024, veio alterar a concorrência. No mês passado, a operadora romena apresentava a mensalidade mínima mais baixa para sete tipos de oferta, num leque de 11 serviços analisados, entre os quais o serviço de telemóvel (quatro euros), e os pacotes de três serviços (24 euros) e de quatro serviços (28 euros).
Para as restantes ofertas, a Vodafone apresentou as mensalidades mais baixas para o serviço de telefone fixo e no pacote de cinco serviços, enquanto a Meo tem a melhor oferta para o serviço de telefone por subscrição e a Nos apresentou a banda larga móvel através do PC mais barata.