Os portugueses vão sentir um alívio de um cêntimo no preço do gasóleo e da gasolina esta semana. Ainda assim, desde do início do ano, para abastecer um automóvel a gasolina são precisos mais quatro cêntimos por litro. Portugal continua a ser dos países da União Europeia com os combustíveis mais caros.
Corpo do artigo
Entre subidas e descidas ao longo do ano, é preciso recuar até agosto para encontrar preços do gasóleo e da gasolina mais baixos, desde então o valor médio mensal tem-se agravado. E, comparando com o início do ano, os consumidores precisam de desembolsar até mais quatro cêntimos por litro para atestar o depósito. Contudo, para a próxima semana, o preço do litro vai descer um cêntimo.
De acordo com os valores médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio da gasolina simples 95 por litro, em novembro, está nos 1,694 cêntimos e o de gasóleo simples em 1,575 cêntimos. Para encontrar um preço mais baixo é necessário recuar até setembro — na altura, a gasolina simples 95 custava 1,657 cêntimos e a gasóleo simples estava nos 1,532 cêntimos. Foi mesmo o mês do ano em que o preço dos combustíveis esteve mais baixo.
Já se compararmos com o primeiro mês do ano, o preço da gasolina simples 95 agravou-se quatro cêntimos; o do gasóleo simples cerca de um cêntimo. Ao longo destes onze meses, o preço mais alto da gasolina simples 95 verificou-se em abril (1,809 cêntimos) e o do gasóleo em fevereiro (1,639 cêntimos).
Entre os mais caros da Europa
Se precisa de abastecer o depósito do automóvel, saiba que, esta segunda-feira, os preços vão baixar, ainda que de uma forma muito residual. Segundo o Automóvel Club de Portugal, que cita a DGEG, o preço do litro vai descer um cêntimo. O litro de gasóleo simples deverá passar a custar 1,593 euros por litro e o da gasolina simples 95 ficará nos 1,706 euros por litro.
A verdade é que Portugal ocupa o oitavo lugar entre os países com combustíveis mais caros na União Europeia. De acordo com o mais recente boletim da Comissão Europeia, um litro de gasolina em Portugal custa mais 6,7 cêntimos do que a média europeia. Olhando para a vizinha Espanha, o litro com o mesmo combustível pode sair 20,5 cêntimos mais barato. Entre os Estados-membros, os Países Baixos são os que apresentam a gasolina simples 95 mais cara (1,985 euros) e a Finlândia o gasóleo (1,773 euros).
No entanto, os preços são voláteis e variam de Norte a Sul do país e entre gasolineiras. De acordo com a DGEG, o Intermarché de Vilar Formoso é o posto com a gasolina simples 95 e gasóleo simples mais baratos do país.
Governo vai agravar ISP
O Estado espera arrecadar mais com o imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos no próximo ano. Segundo o Orçamento do Estado para 2025, recentemente aprovado na Assembleia da República, o imposto vai aumentar 21,9% para 4,1 mil milhões de euros em 2025.
O Ministério das Finanças realça que o agravamento está relacionado com "um efeito do consumo significativo" e com a atualização da taxa de carbono. Contudo, tal como o JN noticiou, no documento lê-se que a receita do ISP também vai subir por via do fim da isenção dos biocombustíveis avançados, e do fim da vigência do mecanismo de gasóleo profissional extraordinário.