Preços estabilizam em outubro mas fica mais caro comprar casa em Faro, Santarém e Vila Real
Os preços das casas estabilizaram em outubro face ao mês anterior. A nível nacional, o valor mediano por metro quadrado chegou aos 2733 euros. No entanto, no mês passado, comprar uma casa ficou mais caro em oito capitais de distrito. A diferença faz-se sentir principalmente nas cidades de Faro, Santarém e Vila Real.
Corpo do artigo
Os preços das casas estabilizaram em outubro face ao mês anterior, tendo-se verificado uma ligeira descida (-0,1%), embora cheguem aos 2733 euros por metro quadrado (euros/m2), de acordo com um relatório mensal de preços de venda do Idealista, a que o JN teve acesso. O índice de preços imobiliário usado baseia-se nos valores de oferta praticados em anúncios válidos no portal imobiliário, em Portugal continental e nas regiões autónomas. O portal crê que os preços possam ter estabilizado à boleia da descida dos juros do crédito à habitação e do menor custo de vida.
Os valores praticados no mês passado ficam, assim, ligeiramente abaixo do máximo histórico de 2735 euros por metro quadrado verificado em setembro passado. O relatório mostra ainda que os preços praticados no mês passado subiram 9,4% em comparação com outubro de 2023.