Presidenciais: Mendes e Passos empatam à Direita, Guterres arrasa à Esquerda
Sondagem mostra que o preferido, à Esquerda, para a corrida à Presidência, é o atual líder da ONU (34%), com Ana Gomes a grande distância (19%). À Direita, há empate entre Marques Mendes e Pedro Passos Coelho nos 20%. Mas, entre o segmento de eleitores do PSD, o ex-primeiro-ministro distancia-se do principal rival.
Corpo do artigo
Faltam mais de dois anos para as eleições presidenciais, não há candidatos assumidos, apenas desejos ou intenções. E em muitos casos o silêncio. Mas já há favoritos que se destacam dos restantes. Mais para a Direita, de acordo com uma sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF, Marques Mendes (20%) só terá caminho aberto se Pedro Passos Coelho (20%) deixar. Mais para a Esquerda, Guterres é o mais desejado (34%), mas é líder das Nações Unidas e nada indica que queira abreviar o mandato, que só termina em 2026. E, se assim for, é Ana Gomes (19%) quem se destaca na área socialista, face a personalidades como Mário Centeno (12%) ou Augusto Santos Silva (8%).
Os inquéritos para esta sondagem foram feitos na semana passada. Mas não se perguntou aos portugueses a quem entregariam o seu voto. Porque os resultados de uma sondagem sobre intenções de voto seriam pouco úteis numa lista com vários candidatos da área social-democrata e socialista. No final, como quase sempre (mas nem sempre), cada um dos dois grandes partidos dará o seu apoio a um único candidato. Esta sondagem testou, portanto, de forma separada, uma lista de nomes à Esquerda e uma lista de nomes à Direita, para se tentar perceber quem são, nesta altura, os favoritos dos portugueses. Nomes que têm sido referidos no espaço público como presidenciáveis, mesmo sabendo-se que vários não parecem interessados em apresentar uma candidatura.