Miguel Diaz-Canel estará na sexta-feira em Lisboa, onde será recebido por Marcelo Rebelo de Sousa e terá uma cerimónia de boas-vindas na Assembleia da República.
Corpo do artigo
O presidente da República de Cuba efetua na sexta-feira uma visita de Estado a Portugal. Miguel Diaz-Canel será recebido nos Jerónimos por Marcelo Rebelo de Sousa, com quem reunirá depois em Belém. Durante a tarde, o chefe de Estado cubano participa numa cerimónia de boas-vindas na Assembleia da República.
Esta sessão, agendada para as 15h00, é a única que foi divulgada publicamente e consta do site oficial do Parlamento, onde se lê que "o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, recebe, em Cerimónia de Boas-Vindas, o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, por ocasião da Visita de Estado que realiza a Portugal".
O programa oficial da visita só irá ser divulgado esta quinta-feira pelo Governo Português. O JN confirmou que, além de Belém, Miguel Diaz-Canel irá ser recebido na Câmara de Lisboa e terá um jantar em sua honra, no Palácio da Cidadela, em Cascais, em que também participará o primeiro-ministro António Costa.
Em março passado, quando se realizou a 28ª Cimeira Ibero-Americana, Marcelo Rebelo de Sousa disse que havia vários presidentes sul-americanos (Argentina, Bolívia e Uruguai) que pretendiam visitar Portugal e incluiu também Cuba, anunciando na altura que se trata de "uma visita que já está pendente há muito tempo para se concretizar".
O Governo português está interessado em contratar médicos cubanos para o Serviço Nacional de Saúde, como o JN noticiou, e o assunto poderá ser abordado durante esta visita, embora não tenha sido divulgado, para já, nenhum encontro oficial com membros do Governo. Em junho, o presidente de Cuba visitou Itália, país que está a receber mais de 400 médicos de Havana tendo conseguido um acordo diferente do habitual, ao garantir que os salários eram pagos diretamente aos profissionais, situação aceite pelo Estado cubano.