O presidente do Conselho Económico e Social defendeu, esta sexta-feira, que o país precisa de uma "solução ao centro" e considerou que há "um risco" de transferência das decisões para o parlamento que esvaziem a concertação social.
Corpo do artigo
"Há de facto um risco, a concertação social é um espaço de negociação. Uma negociação implica discussão, tentar chegar a algo que seja aceite por ambas as partes que, por definição, querem coisas diferentes. Se na concertação social há uma discussão em que uma das partes coloca uma matéria, seja ela qual for, mas sabe que se não for acordado ali há outro fórum que decide, nós estamos a esvaziar a concertação social", afirmou Luís Filipe Pereira.
O presidente do Conselho Económico e Social (CES) falava à saída de uma audiência com o presidente da República, recusando revelar que soluções políticas e institucionais defendeu junto de Cavaco Silva, embora tenha dito aos jornalistas que a sua opinião pessoal é pela preferência de uma "solução ao centro" do espetro político, que exclua BE e PCP.