Um avião com 30 toneladas de material médico aterrou, esta sexta-feira, em Beirute, a primeira ajuda da ONU desde o início dos bombardeamentos israelitas no Líbano, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Corpo do artigo
O avião, proveniente do Dubai, aterrou hoje de manhã "com 30 toneladas de material cirúrgico, suficiente para tratar dezenas de milhares de pessoas", disse a diretora regional da OMS, Hanan Balkhy.
"Outros aviões deverão chegar ainda hoje e amanhã [sábado]", acrescentou Balkhy nas redes sociais, citada pela agência francesa AFP.
De acordo com as autoridades libanesas, trata-se da primeira entrega de ajuda humanitária por parte da agência da ONU desde o início da campanha de bombardeamentos israelitas, em 23 de setembro.
O ministro da Saúde libanês, Firas Abiad, que esteve presente no aeroporto, disse que a ajuda será "crucial para apoiar os hospitais libaneses".
Pelo menos 1110 pessoas foram mortas desde 23 de setembro, data em que os ataques israelitas ao Líbano começaram a intensificar-se, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.
Os bombardeamentos têm visado sobretudo a milícia libanesa Hezbollah, que tem atacado o norte de Israel em apoio ao grupo extremista palestiniano Hamas.
Israel matou já diversos dirigentes do Hezbollah, incluindo o líder do grupo pró-iraniano, Hassan Nasrallah.
O Hamas enfrenta uma ofensiva israelita na Faixa de Gaza em resposta ao ataque que realizou no sul de Israel em 7 de outubro, em que morreram cerca de 1200 pessoas, segundo as autoridades.
A ofensiva israelita na Faixa de Gaza matou mais de 41.800 pessoas, segundo um balanço atualizado hoje pelas autoridades do território governado pelo Hamas desde 2007.
