O primeiro-ministro acompanha, este sábado, a nona etapa da 85.ª Volta a Portugal em Bicicleta. Luís Montenegro entrou no carro de Joaquim Gomes, diretor de prova, em Amarante, e vai cruzar a meta na Senhora da Graça, em Mondim de Basto, para congratular o vencedor da tirada.
Corpo do artigo
O pelotão da Volta a Portugal recebe, este sábado, uma visita especial para cumprir a mítica subida ao Monte Farinha, em Mondim de Basto. O primeiro-ministro aceitou o convite para acompanhar a prova e já está na caravana.
"Vim porque gosto muito de ciclismo. É uma oportunidade de prestar homenagem a estes atletas que fazem, de facto, um esforço absolutamente extraordinário para cumprirem cada etapa, e esta em particular, que é bem dura", afirmou Luís Montenegro aos jornalistas, em Amarante, onde aguardava a chegada de Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal.
O chefe do Governo escusou-se a responder a demais questões, sobre a Supertaça ou o encerramento das urgências. "Vim para ver a Volta a Portugal, evocar e homenagear o esforço de todo o pelotão", referiu, relembrando a "cultura, tradição e espírito de identidade nacional" relacionada com o ciclismo.
"O meu foco hoje é esta etapa da Volta a Portugal. Uma grande festa, com uma paixão enorme por parte de muita gente que seguramente vou encontrar pela berma das estradas, onde vamos passar, sei que há outros assuntos que interessam ao país, não desconheço isso, mas um de cada vez", sublinhou.