O primeiro-ministro, Luís Montenegro, faz hoje uma declaração ao país às 20 horas, na residência oficial em São Bento, após o Conselho de Ministros, para anunciar Alcochete como a escolha para a localização do novo aeroporto de Lisboa.
Corpo do artigo
O Conselho de Ministros está reunido a partir das 15.30 horas e, no final, o primeiro-ministro vai explicar as razões pelas quais o Governo decidiu optar pelo Campo de Tiro de Alcochete para construir o novo aeroporto de Lisboa.
Recorde-se que esta era uma das duas opções melhor classificadas pela Comissão Técnica Independente (a outra era Vendas Novas). Ao que o JN apurou. o chefe do Executivo vai também detalhar a solução dual preconizada, que permitirá investir no Aeroporto Humberto Delgado, promovendo o aumento da sua capacidade, até que a nova infraestrutura esteja concluída, algo que não deverá acontecer antes de 2034. O JN sabe que no plano traçado pelo Governo a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid tem também uma dimensão importante neste projeto de mobilidade, bem como o encurtamento das ligações entre Porto e Vigo.
Luís Montenegro, recorde-se, assumira já na campanha o anúncio de uma solução para o aeroporto de Lisboa como uma prioridade. O tema é, atualmente, consensual entre os dois maiores partidos, PSD e PS.
Em declarações ao "Observador", o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que “haver uma decisão é decisivo", acrescentando que "quanto mais rápido, melhor".