O consumo de bebidas refrescantes, como águas, sumos e cervejas, tem aumentado significativamente devido ao calor e levou ao reforço dos stocks destes produtos, apurou o JN junto de alguns dos maiores supermercados. Além das águas, também os gelados e algumas frutas, como a melancia, têm registado uma subida na procura devido à onda de calor dos últimos dias. É nos refrigerantes que os portugueses se têm apoiado mais para enfrentar o calor, revelam as grandes superfícies.
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Desde o início do mês "que a procura por bebidas refrescantes tem aumentado significativamente (mais 20% em volume em comparação com período homólogo), tendência transversal a todas as categorias (sumos e néctares, refrigerantes, cervejas e águas). No entanto, o maior crescimento será nas categorias dos sumos refrigerados, refrigerantes e águas", escreveu ao JN a porta-voz da MC, dona do Continente. A mesma fonte acrescenta que, sendo as bebidas refrescantes um produto particularmente sazonal, seria já "expectável um aumento das vendas". No entanto, comparando com o mesmo período do ano passado, "as vendas crescem a um ritmo superior ao expectável" devido à onda de calor.
Mais gelados e gelo
Para dar resposta à maior procura, os supermercados aumentaram os seus stocks "para garantir que não existem ruturas nas prateleiras", acrescentou fonte da MC, à semelhança do que têm feito as restantes cadeias. Fonte do Pingo Doce confirmou ao JN o reforço de stocks destes produtos, assim como de vinhos brancos e cervejas, tendo registado um "aumento de duplo dígito em termos percentuais" em cervejas, águas, refrigerantes e outros face ao mês passado.
Também o Auchan dá conta que as "bebidas refrescantes têm aumentado bastante a procura, essencialmente por cervejas, refrigerantes e águas". Em relação ao mês anterior, o Auchan registou um "crescimento em cervejas superior a 30% e bebidas sem álcool superior a 25%", sendo que os refrigerantes registam um crescimento ligeiramente superior. A maior procura levou a marca a reforçar acima dos 20% o stock de águas, cervejas e alguns ice-tea.
O Intermarché também confirma o aumento da procura, contudo de "forma expectável, na mesma proporção do que acontece nos anos anteriores durante o mesmo período". Como é prática da marca, foram reforçados os stocks destes produtos para dar resposta às necessidades dos clientes, escreveu fonte oficial.
No que respeita aos gelados e gelo, conta o Continente que têm registado grandes aumentos em relação ao período homologo, "cujos stocks também foram reforçados".
À exceção do Auchan, que admite possibilidade de distúrbios nas rotas de distribuição devido aos incêndios, as restantes marcas garantem que não haverá constrangimentos, uma vez que as rotas são definidas diariamente em função das dificuldades que possam existir.