Além do prolongamento das linhas Amarela e Vermelha do metro, Governo paga extensão de elétrico na marginal.
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As linhas Vermelha e Amarela do metro de Lisboa serão prolongadas até Alcântara e até Benfica com os 719 milhões do Programa Nacional de Investimento (PNI) 2030. O Governo atribui, ainda, 1,58 mil milhões à região da capital, que, além da construção de ligações em metrobus, pagará a extensão da linha de elétrico rápido da marginal ribeirinha em dois sentidos: de Santa Apolónia a Sacavém e de Algés a Cruz Quebrada.
O projeto de investimentos para esta década na consolidação da rede de transportes públicos da Grande Lisboa já "está estabilizado e foi entregue ao Ministério do Ambiente", confirma o ministro Matos Fernandes. Ao JN, dá conta da ambição de lançamento dos concursos públicos de conceção e de construção das linhas, inscritas no Programa de Recuperação e Resiliência, entregue em Bruxelas, até julho do próximo ano. A ordem é para acelerar os projetos da segunda linha de Gaia e da linha do Campo Alegre em metrobus no Porto e do prolongamento da Linha Vermelha do metro de Lisboa até Alcântara e do metro ligeiro de superfície entre Odivelas e Loures.
Quanto às restantes ligações de transporte público que integram os planos de expansão das duas áreas metropolitanas, a vontade do Ministério é de que a maioria dos concursos para executá-las possa avançar até ao final de 2021.
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Metro Odivelas-Loures
Finda esta década, o sistema de transportes coletivos da Grande Lisboa terá mais 128 quilómetros. O metro vê crescer dois percursos. A Linha Amarela segue para Poente, a partir de Telheiras e até à estação ferroviária de Benfica, cruzando a linha Azul no Colégio Militar. O traçado terá três novas estações.
Já a Linha Vermelha prolongar-se-á de S. Sebastião até Alcântara, servindo Campo de Ourique e Amoreiras. Um investimento de 304 milhões que contemplará a construção de uma estação aérea na Avenida de Ceuta, em Lisboa. "O atravessamento daquela avenida pelo metro teria muito impacto. Por isso, a estação será aérea", especifica o ministro do Ambiente.
Dos 1,58 mil milhões para implementar linhas de metrobus e elétricos, destacam-se o futuro metro ligeiro de superfície entre a estação de metro de Odivelas e Loures (terá 250 milhões), o projeto Lios e as ligações em metrobus perpendiculares ao rio Tejo, como o percurso de 8,5 quilómetros entre Algés-Reboleira e de 10 quilómetros entre Cacém-Paço de Arcos.
O projeto Lios levará o elétrico 15 de Algés até à Cruz Quebrada. Essa ligação subirá a meia encosta para servir Ajuda e Alcântara, onde se ligará à linha Vermelha. A partir da estação de Santa Apolónia, sairá um elétrico com a mesma bitola que cruzará a zona ribeirinha rumo ao Parque das Nações e a Sacavém, passando ainda por Moscavide e Portela.