Uma petição com mais de 20 mil assinaturas, dois projetos de lei do Bloco de Esquerda e do PAN e outras propostas de resolução do PCP, CDS e Livre sobre o uso de telemóveis nas escolas vão ser discutidos, esta quinta-feira, no Parlamento.
Corpo do artigo
O uso de telemóveis em contexto escolar vai ser abordado, na quinta-feira, na sessão plenária da Assembleia da República. O Parlamento vai discutir a petição “Viver o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!”, submetida no ano passado, dois projetos de lei do Bloco de Esquerda e do PAN e quatro propostas de resolução de outros partidos.
A petição, que conta com mais de 20 mil assinaturas, pretende importar para Portugal o que já foi feito noutros países, guardando os aparelhos dos alunos do 1.º e 2.º ciclos em caixas, cacifos ou armários, com vista a promover a socialização, acabar com o cyberbullying e com contactos impróprios. Neste contexto, o Bloco quer estender a proibição dos smartphones nos intervalos, para os primeiros níveis de ensino. O partido argumenta que tem de existir uma regulamentação de equipamentos tecnológicos, com colaboração das associações de estudantes e encarregados de educação.