A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população alertando para a chuva “por vezes forte”, vento, agitação marítima e queda de neve, previstos para as próximas 48 horas.
Corpo do artigo
A Proteção Civil adianta que a precipitação poderá ser por vezes forte e acompanhada de trovoada, nas regiões do Norte e Centro, nomeadamente no Minho e Douro Litoral. A ANEPC alerta ainda para vento forte, com rajadas até 100 km/h, nas terras altas do Norte e Centro; agitação marítima forte, com ondas de 6 a 9 metros e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Face a estas condições meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamento de terras e para o piso rodoviário escorregadio devido à formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e neve.
A ANEPC apela à população para desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam criar obstáculos ao livre escoamento das águas; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas; ter cuidado especial junto de áreas arborizadas e junto da orla costeira; adotar uma condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.
Segundo o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso vermelho, este sábado, devido à agitação marítima. No domingo, o aviso estende-se a toda a costa de Portugal Continental.