A Proteção Civil registou 361 ocorrências das 0 horas até às 20 horas devido ao mau tempo, com maior incidência nas áreas da Grande Lisboa, Área Metropolitana do Porto, Península de Setúbal, e Coimbra.
Corpo do artigo
Fonte da Proteção Civil adiantou à Lusa que devido à precipitação e vento fortes foram registados vários deslizamentos de terra, quedas de árvore, quedas de estruturas que levaram às autoridades a ter que proceder a várias limpezas de via.
A mesma fonte adiantou que registaram-se várias ocorrências devido à forte agitação marítima.
Onze distritos do continente e a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima e neve
Onze distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira estão sob aviso laranja devido à agitação marítima e queda de neve e sete em aviso amarelo devido ao vento e precipitação, devido aos efeitos da depressão Jana.
Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo e a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja devido à agitação marítima e os distritos de Castelo Branco e Guarda também estão sob aviso laranja devido à queda de neve.
Sob aviso amarelo estão os grupos Central e Oriental dos Açores, a Madeira, Vila Real e Viseu devido ao vento, Évora, Portalegre e Santarém devido à precipitação, Bragança devido à queda de neve e o grupo ocidental dos Açores devido à agitação marítima.
De acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a agitação marítima irá aumentar a partir de dia 8, com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, aumentando gradualmente para 5 a 6 metros no dia 9, podendo mesmo atingir 10 metros.
O vento irá soprar do quadrante sul, sendo mais intenso no dia 8, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral.
A queda de neve prevê-se que caia a partir de dia 8 acima dos 1000 a 1200 metros de altitude, subindo a cota para 1200 a 1400 metros no dia 10.
O aviso do IPMA é válido entre o dia as 17.55 horas de dia 7 e as 23.55 horas de dia 10 e será atualizado até dia 8, às 19 horas
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O agravamento do estado do tempo levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para a possibilidade de inundações e acidentes.