A Associação de Professores de Matemática considerou esta sexta-feira que a prova final realizada pelos alunos do 9.º ano apresentou questões muito semelhantes aos anos anteriores e pouco desafiantes para conclusão de ciclo de ensino.
Corpo do artigo
"Contém itens muito semelhantes a anos anteriores e há outros que são um bocadinho básicos, com conteúdos de ciclos anteriores, o que tenderá a melhorar os resultados dos exames", disse à agência Lusa a presidente da Associação de Professores de Matemática, Lurdes Figueiral.
A professora frisou também que, pela primeira vez, este ano só foram admitidos nas provas da primeira fase os alunos em condições de transitar de ano, sendo os restantes remetidos para a segunda chamada.
"Estes dois fatores, podem influenciar resultados positivos e não será muito rigoroso comparar as classificações com as do ano passado", destacou.
Lurdes Figueiral indicou também que o peso das questões de escolha múltipla passou de 35 por cento para 18 por cento.
Globalmente, as questões estavam de acordo com o programa e a linguagem apresentada era clara e adequada ao nível etário dos alunos, afirmou a professora, que classificou a prova como acessível.
"Não há praticamente análise e interpretação de dados, como o programa exige", observou.