O novo curso de comandos abre já em abril, anunciou esta quinta-feira o Gabinete do General Chefe do estado-maior do Exército, que informa que a metodologia continuará "a basear-se numa formação exigente" para treinar militares "com elevado nível de prontidão em qualquer cenário".
Corpo do artigo
A necessidade de um novo curso nasceu das recomendações apresentadas pela Inspeção Técnica Extraordinária (ITE) efetuada pela Inspeção-Geral do Exército (IGE) ao Curso de Comandos.
5382169
Recorde-se que o Curso de Comandos chegou a estar suspenso na sequência da morte de dois jovens, no passado mês de setembro, após um treino dos Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, a 4 de setembro. Nesse mesmo dia, morreu um soldado e vários outros receberam assistência hospitalar. Dias depois morreu o segundo soldado.
O caso investigações na Justiça - instauradas quer pelo chefe do Estado-Maior do Exército, quer pela Procuradoria-Geral da República - e levou à suspensão dos cursos de Comandos do Exército. O próprio ministro da Defesa, Azeredo Lopes, veio dizer, na altura que que não se iniciariam novos cursos de comandos até se fazer uma avaliação ao funcionamento dos mesmos.
O novo curso abrirá em abril, prometendo uma "formação exigente".