A lista do PS às eleições europeias, que será encabeçada pela ex-ministra Marta Temido e que é de total renovação, foi aprovada esta segunda-feira à noite pela Comissão Política Nacional com 76% dos votos a favor.
Corpo do artigo
A reunião da Comissão Política Nacional do PS, que decorreu no Largo do Rato, aprovou as escolhas do líder do PS, Pedro Nuno Santos, para as eleições europeias de 9 de junho, lista da qual não consta qualquer nome que seja atualmente eurodeputado.
Marta Temido, atual deputada e ex-ministra da Saúde em três governos de António Costa, lidera esta lista, seguida por Francisco Assis, atualmente deputado do PS e ex-presidente do Conselho Económico e Social, e por Ana Catarina Mendes, também deputada e ex-ministra.
Segue-se Bruno Gonçalves, secretário-geral dos jovens da Internacional Socialista, e André Rodrigues, deputado do PS na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Em sexto surge Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora e presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, seguida de Isilda Gomes - presidente da Câmara Municipal de Portimão e da Associação Nacional de Autarcas do PS.
Sérgio Gonçalves, deputado do PS na Assembleia Legislativa da Madeira e antigo presidente do PS/Madeira, aparece em oitavo lugar e em nono - atualmente o PS tem nove eurodeputados - está Miguel Lemos, presidente do Conselho de Administração das Águas de Gaia.
"Lista de qualidade e experiência"
O secretário-geral socialista traçou o objetivo de vencer as eleições europeias "com a lista de qualidade e experiência" aprovada, assegurando que todos os convites foram aceites e recusando que a total renovação de nomes seja uma rutura.
Pedro Nuno Santos falou aos jornalistas no final da reunião da Comissão Política Nacional do PS. Considerou que esta lista é de "muita qualidade", tem nomes "com experiência" e é "paritária e liderada por uma grande mulher que os portugueses conhecem muito bem", e que, num "momento difícil" como foi a pandemia de covid-19 "esteve à altura de proteger os portugueses".
"É com esta lista com que nos apresentamos e com grande objetivo que é vencer as próximas eleições europeias", disse.