O deputado do PS João Galamba saudou esta sexta-feira o discurso do presidente da República na tomada de posse do Governo, considerando que "houve um recuo na crispação" que marcou a declaração do país aquando da indigitação do primeiro-ministro.
Corpo do artigo
"Queria saudar o discurso do presidente da República, sobretudo registar uma redução significativa da crispação que marcou o discurso anterior, isso é bom para todos, é bom para a democracia portuguesa", disse aos jornalistas João Galamba, no final da tomada de posse do XX Governo Constitucional.
O deputado do PS adiantou que o discurso de Cavaco Silva, durante a tomada de posse do Governo, foi "cordato e inteiramente de acordo com as normas democráticas e com o regime constitucional em que vivemos".
Questionado sobre se o programa do Governo vai ser chumbado no parlamento, João Galamba afirmou que fala apenas em nome do PS, que "já deixou claro qual seria a sua posição".
"Penso que não há qualquer novidade sobre isso", afirmou.
O XX Governo constitucional tomou hoje posse no Palácio da Ajuda. Na cerimónia, o Presidente da República afirmou que o executivo de Pedro Passos Coelho tem plena legitimidade constitucional, reiterando que em 40 anos de democracia a responsabilidade de governar sempre coube a quem ganhou as eleições.
Nos próximos dias 9 e 10, apresentará o seu programa de Governo à Assembleia da República. PS, PCP e BE anunciaram a intenção de apresentar moções de rejeição que, a serem aprovadas, implicam a demissão do Governo.