A letra esteve muito longe de estar toda decorada mas a bancada parlamentar do PS marcou pela diferença, esta quarta-feira, ao ecoar no hemiciclo o "Grândola Vila Morena". Já a sessão evocativa do 25 de Abril tinha terminado, quando os socialistas soltaram as vozes, fazendo com alguns ministros se juntassem ao coro, entre eles Centeno
Corpo do artigo
Assim que o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu como encerradas as cerimónias do 44.º aniversário do 25 de Abril, alguns deputados do PS sentados nas filas da frente do hemiciclo começaram a ecoar a música de Zeca Afonso, uma das senhas para a Revolução de 1974.
9284832
Os deputados das filas seguintes juntaram-se logo depois, empunhando cravos vermelhos, e assim quase toda a bancada socialista ficou a cantar a "Grândola Vila Morena". Os deputados do Bloco de Esquerda José Soeiro e Mariana Mortágua acabaram por permanecer perto dos socialistas também a cantar o tema.
Apesar de terem repetido várias vezes a mesma estrofe da canção, e de aí não terem saído, a persistência da bancada socialista, que se estendeu por cerca de uns dois minutos, acabou por levar alguns membros do Governo, como o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o da Cultura, Castro Mendes, a juntarem-se ao grupo, onde já estava o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos. Mas foi aí, quando Centeno e Castro Mendes aceleraram o passo no sentido da bancada, que o canto acabou.