Delegações do PS e do BE estão esta terça-feira reunidas, no edifício novo do parlamento, horas antes de os seus dirigentes serem ouvidos pelo presidente da República, no Palácio de Belém, segundo fontes partidárias.
Corpo do artigo
As mesmas fontes escusaram-se a especificar os temas em questão, adiantando apenas tratar-se de mais um encontro "da série prevista" e que "deverão ir acontecendo mais", pois "trata-se de um processo que está em curso".
Este é o quarto encontro cara a cara entre socialistas e bloquistas desde as eleições de 4 de outubro para testar a viabilidade de um acordo para um Governo com apoio à esquerda do espetro parlamentar.
O PCP também já se encontrou com o PS em quatro ocasiões, enquanto "Os Verdes" mantiveram três reuniões com os socialistas, além do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), também já auscultado pelo secretário-geral do PS, António Costa.
O chefe de Estado, Cavaco Silva, que já recebeu o líder da coligação vencedora, Portugal à Frente (PSD/CDS-PP), Passos Coelho, por duas vezes, e António Costa, uma vez, começa hoje as audiências formais às diferentes forças políticas sobre os resultados eleitorais.
A Presidência da República vai ouvir o ainda primeiro-ministro a partir das 15.00 horas, seguindo-se PS, BE e CDS-PP. Quarta-feira, Cavaco Silva vai receber, pelas 10.30 horas, comunistas, ecologistas e PAN.
Entretanto, o líder socialista marcou reunião da comissão política, que o mandatou a dialogar com as diferentes forças políticas, para quinta-feira, às 21.30 horas, a fim de analisar as diversas negociações em curso com vista a uma solução de governabilidade.
Nas eleições legislativas, a coligação PSD/CDS-PP ganhou o sufrágio, mas perdeu a maioria absoluta, garantindo 107 mandatos (89 do PSD e 18 do CDS-PP). O PS elegeu 86 deputados, o BE 19, a CDU 17 (dois do PEV e 15 do PCP) e o PAN elegeu um deputado.