PS "faz mesmo a diferença" quando lidera autarquias, diz Mariana Vieira da Silva
A deputada socialista Mariana Vieira da Silva considerou, este domingo, que "o PS faz mesmo a diferença" quando lidera as autarquias, defendendo que durante a governação de António Costa o poder local foi valorizado e teve atribuição de mais competências.
Corpo do artigo
"O PS é e sempre foi o partido que mais valoriza o poder local democrático. Isto acontece quando o PS está no Governo, aconteceu durante os últimos oito anos", defendeu a ex-ministra que hoje se juntou à volta autárquica do líder do PS, José Luís Carneiro, e discursou no comício de Aveiro.
Mariana Vieira da Silva lembrou que durante a governação de António Costa, cujos executivos integrou, foram atribuídas às autarquias "mais competências, mais responsabilidade, mais recursos financeiros, mais oportunidades de investimento" e "poder sobre a educação, saúde, transportes, património, ação social".
"Tudo o que faz a diferença na vida dos nossos cidadãos. Foi essa a escolha do PS. Nestes temas quem deve ter mais poder são as autarquias e não há nenhum autarca neste país que não reconheça esse trabalho", defendeu.
Na opinião da deputada do PS, onde o seu partido "faz mesmo a diferença é quando lidera as autarquias".
"É quando está em proximidade com os cidadãos a fazer, no dia-a-dia, a diferença. E é isso que Aveiro neste momento precisa", disse, apoiando o candidato socialista Alberto Souto.
Aveiro, segundo Mariana Vieira da Silva, "precisa daquela energia" de quem sabe "o que falta fazer e como se faz".
As primeiras palavras da ex-ministra foram para o seu antigo companheiro de Governo, o atual líder do PS, José Luís Carneiro.
"Vemos-te em todos os cantos do país, a todas as horas, não sabemos bem como descansas, nem quando. O que sabemos é que tens feito aquilo que o PS precisa, estar em todos os concelhos, lado a lado com todos os nossos candidatos, com muita força até à vitória no dia 12", elogiou.
Quando subiu ao palco, o líder do PS agradecer e respondeu a Mariana Vieira da Silva para lhe dizer que "quem corre por gosto não cansa".
"E eu quero dizer-te que eu corro por gosto para servir os nossos ideais e os nossos valores", enfatizou.
José Luís Carneiro disse ainda ser "verdadeiramente inspirador" e "uma honra poder liderar o PS numa fase tão importante da sua vida".
"Sentir que é a partir do poder local democrático que vamos colocar o PS onde ele deve estar como o primeiro espaço da liberdade, da igualdade e da fraternidade em Portugal", destacou.