O eurodeputado socialista Manuel dos Santos pediu que o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, seja ouvido na comissão de inquérito, criada no Parlamento Europeu, para investigar o caso dos Panamá Papers.
Corpo do artigo
A solicitação já foi enviada ao presidente da referida comissão de inquérito, criada em junho de 2016, e deverá ser analisada na reunião de coordenadores do próximo dia 3. Segundo explicou o eurodeputado, ao JN, o requerimento surge na sequência de um idêntico pedido de audição ao atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, apresentado pelo eurodeputado do CDS-PP Nuno Melo.
"Dada a recente descoberta de significativas transferências de verbas para offshores sem o devido escrutínio, durante um período que atravessou dois diferentes governos, sugiro que, se se confirmar a audição do atual secretário de Estado, também seja convidado para se apresentar perante esta comissão o anterior secretário de Estado, Paulo Núncio", justifica-se no requerimento entregue por Manuel dos Santos.
"Se existir alguma razão para se analisar a situação portuguesa, isso deve ser feito de uma forma mais alargada, abrangendo o mandato de Paulo Núncio", reforça o eurodeputado socialista, lembrando que parte das 14484 transferências para "offshores" que poderão ter escapado ao controlo inspetivo da Autoridade Tributária ocorreram durante o mandato daquele ex-governante e não apenas na atual gestão de Rocha Andrade.