O PS vai apresentar um Projeto de Resolução para propor ao Governo a construção de um apeadeiro em Rio Tinto, concelho de Gondomar, que sirva a Linha de Leixões, no distrito do Porto, anunciou o deputado socialista Carlos Brás.
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À margem de uma viagem de comboio, com partida na estação de Contumil com rumo a Leça do Balio, o deputado na Assembleia da República salientou que a reabertura a passageiros da Linha de Leixões “é uma vitória” e “representa um marco importante na complementaridade que é necessária a nível de mobilidade do distrito”.
“O PS congratula-se pela reabertura para o serviço de passageiros desta nova linha, embora haja ainda um caminho a percorrer, nomeadamente na complementaridade com o metro em Matosinhos e na necessidade que está identificada de criar um apeadeiro em Rio Tinto”, disse.
Quanto ao apeadeiro em Rio Tinto, Carlos Brás salientou ser necessário, uma vez que ali vive muita gente: “O PS tomará a iniciativa de propor um Projeto de Resolução nesse sentido e esperemos que haja abertura porque é relevante para Rio Tinto, que é uma freguesia densamente povoada e a população teria benefícios nos tempos de viagem, nomeadamente entre Rio Tinto e o Hospital de S. João”.
Antes de seguir viagem, acompanhado por outros deputados socialistas eleitos pelo Porto e alguns autarcas locais, e enquanto o comboio desejado não chegava, já três minutos depois da hora, Carlos Brás apontou ainda a necessidade de arrancar com uma “segunda fase” da Linha de Leixões.
“É urgente [arrancar com a segunda fase]. Para isso, falta que o Governo se disponibilize a fazer uma ligação externa à Administração do Porto de Leixões (APDL) porque neste momento a linha entra pelas instalações da APDL, só servindo mercadorias. É necessário que seja construído um ramal alternativo à APDL para o serviço de passageiros”, destacou.
O serviço de passageiros regressou no domingo, parcialmente, aos carris da Linha de Leixões, circular ferroviária do Porto, 14 anos após o seu encerramento, tendo como novidades os apeadeiros no Hospital São João e Arroteia e a bilhética Andante.
Com o novo serviço é agora possível fazer a viagem de comboio direta entre Ovar e Leça do Balio, sem necessidade de mudança em Porto-Campanhã, havendo também comboios entre Porto-Campanhã e Leça do Balio.
A linha tem como paragens Porto-Campanhã, Contumil, São Gemil, Hospital São João (novo apeadeiro) São Mamede de Infesta, Arroteia (novo apeadeiro) e Leça do Balio, ficando, para já, de fora a reabertura até Leixões.
Estão previstos "60 comboios nos dias úteis, 30 em cada sentido, com oferta de dois comboios por hora e por sentido nas horas de ponta da manhã e da tarde", e "aos sábados, domingos e feriados realizam-se 34 comboios, 17 por sentido", segundo foi anunciado de forma conjunta pela CP - Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal (IP) e Câmara de Matosinhos a 24 de janeiro.