O PSD está disponível para aprovar um Orçamento retificativo, caso seja preciso cobrir o aumento das despesas com saúde, por causa do Coronavírus.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito pelo deputado social-democrata Álvaro Almeida, durante a audição da ministra da Saúde, Marta Temido, na Comissão parlamentar de Saúde, nesta manhã de quarta-feira, depois de, em sucessivas rondas de perguntas, o PSD se ter dito aberto a "apoiar todas as medidas", incluindo a nível financeiro, que o Governo considere necessárias para combater o surto.
11912641
"O PSD está disponível para apoiar todas as medidas de combate ao Covid-19", garantiu Álvaro Almeida, especificando que essa disponibilidade inclui as medidas "diretas e indiretas", como "despesas de saúde adicionais para tratamento de outros doentes que não puderam ser tratados devido ao desvio de recursos para o combate ao Covid-19".
E, porque qualquer uma dessas medidas teria de ser financiada pelo Orçamento, o PSD assegura estar "disponível para viabilizar alterações orçamentais que sejam motivadas por estas despesas adicionais, desde que as alterações propostas não envolvam mais do que aquelas estritamente causadas pela crise do Covid-19". "Há disponibilidade do PSD para viabilizar qualquer orçamento retificativo" que se limite a fazer frente às consequências do Covid-19, revelou Álvaro Almeida.
11912708
"Este não é um tempo de avaliação política, fá-la-emos quando esta crise passar. Estamos aqui para apoiar no que for necessário", confirmou o deputado social-democrata Ricardo Batista Leite.
Álvaro Almeida deixa, contudo, claro que o Covid-19 não pode ser um expediente para fazer outras alterações, lembrando que existia "derrapagem orçamental" fora da que poderá ser causada pela crise da saúde.