O deputado do PSD Luís Leite Ramos afirmou que o túnel do Marão, a ser inaugurado este sábado pelo primeiro-ministro socialista e com a presença do ex-líder do PS José Sócrates, é uma "metáfora" da "história recente do país".
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O vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata recordou diversas visitas de Sócrates ao local, sublinhando que foi depois o executivo liderado por Passos Coelho e Paulo Portas a recuperar a obra, "com mais 'primeiras pedras' que se podem contar", mas recusou comentar a presença do antigo chefe de Governo no local, ao lado do atual secretário-geral do PS, António Costa.
"É uma verdadeira metáfora daquilo que foi a história recente do país. Em 2011, quando o Governo da coligação PSD/CDS assumiu funções, as obras estavam paradas, o financiamento tinha saído, uma vez que a banca que apoiava este projeto deixou de o fazer (...) O túnel do Marão é porventura a obra do país com mais 'primeiras pedras' que se podem contar", disse o deputado eleito por Vila Real, lembrando que Sócrates "visitou a obra entre 2007 e 2008 e 2010 várias vezes".
Sobre o convite do elenco governativo chefiado por Costa ao ex-primeiro-ministro e presidente do PSD, Passos Coelho, o parlamentar social-democrata justificou a ausência do líder "laranja" porque, "à mesma hora, tem no Porto um importante evento do partido - um seminário sobre questões europeias, onde tem convidados muito importantes e seria muito deselegante da sua parte deixá-los para participar nesta inauguração".
"Não temos de fazer comentários sobre um convite que o atual Governo fez a um ex-primeiro-ministro e ao facto de ele ter aceitado [José Sócrates]. Parece-nos perfeitamente natural que o Governo convide quem entender e que quem é convidado vá ou não vá", afirmou sobre a presença do antigo secretário-geral do PS.
Luís Leite Ramos sublinhou que "o Governo [PSD/CDS-PP] resgatou a concessão, conseguiu alocar fundos comunitários para o seu financiamento poupando, não só em termos do investimento realizado, mas da exploração durante o período de vida da infraestrutura, mais de mil milhões de euros e reduziu o valor da portagem em mais de 30%".
A obra da Autoestrada do Marão - Túnel do Marão, que liga Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008 e arrancou em 2009. Em 2011, os trabalhos na autoestrada pararam em toda a extensão. Dois anos depois, a empreitada foi retomada e concluída pela Infraestruturas de Portugal, abrindo ao trânsito às 00:00 de domingo.
Leite Ramos congratulou-se com a entrada em funcionamento de uma "infraestrutura importantíssima para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, para as pessoas, porque a sua disponibilidade ao tráfego vai permitir maior conforto e segurança entre o interior e o litoral e vice-versa, mas também muito importante para o desenvolvimento económico e para as empresas".
A nova autoestrada era a maior obra pública em curso no país, teve um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões de euros são financiamento comunitário, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.