A PSP e a GNR vão estar durante a próxima semana na estrada a alertar os condutores para o excesso de velocidade. Operações de fiscalização estão integradas na campanha.
Corpo do artigo
A campanha de segurança rodoviária “Viajar sem Pressa”, uma iniciativa conjunta da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), PSP e GNR e inserida no Plano de Fiscalização de 2025, decorre entre esta terça-feira e o início da próxima semana. As ações de fiscalização irão decorrer no Mindelo (Vila do Conde), Matosinhos, Seixal, Muxito (Amadora) e em Benavente.
Num comunicado emitido nesta segunda-feira, a PSP informa que “a campanha tem como objetivo alertar os condutores para os riscos de uma condução em excesso de velocidade”. A Polícia salienta, aliás, que o excesso de velocidade “é uma das principais causas dos acidentes nas estradas, sendo responsável por cerca de 60% das infrações registadas”.
As autoridades envolvidas na campanha “Viajar sem Pressa” lembram ainda que “a velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais” e, “numa viagem de 20 quilómetros, aumentar a velocidade de 50 para 60 quilómetros/hora, permite ganhar apenas quatro minutos”.
A campanha é a terceira das 11 planeadas para 2025 e, até ao final do ano, serão realizadas ações de sensibilização e de fiscalização uma vez por mês.