Os partidos de Esquerda, o Chega e a Iniciativa Liberal aprovaram uma proposta do Bloco de Esquerda para manter a publicidade na RTP, em 2025.
Corpo do artigo
A proposta do BE diz que, “em 2025, durante o período de vigência do presente Orçamento do Estado, o Governo não impõe qualquer redução da publicidade comercial das grelhas da RTP”.
Recorde-se que o Governo apresentou recentemente um plano para os media que previa o fim da publicidade na RTP até 2027, com uma redução anual de dois minutos por hora, que se iniciaria em 2025. Atualmente, a RTP pode transmitir anúncios publicitários durante um período máximo de seis minutos por hora.
Com a aprovação da proposta do BE, o Governo fica impedido de avançar com a redução, uma vez que constará do Orçamento do Estado, caso seja aprovado na votação final global, que a quota máxima de publicidade na estação pública de televisão, que atualmente é de seis minutos por hora, tem de se manter no próximo ano.
Os partidos que suportam o Governo, o PSD e o CDS-PP, votaram contra a proposta. A favor votou o Chega, a Iniciativa Liberal, o PS, o BE, o PCP, o Livre e o PAN.