Mafalda Rodrigues, de 10 anos, já tinha concorrido noutros anos à iniciativa “Regresso às Aulas”, mas foi na edição número 12 que a sorte lhe bateu à porta, tal como já tinha acontecido com a irmã Camila, em 2022.
Corpo do artigo
Com nota máxima a todas as disciplinas segue agora para um novo ciclo com o mesmo entusiasmo. “Gosto de Matemática e Inglês. No 5.º ano acho que vou gostar de História, porque gosto de saber as coisas que aconteceram no passado e o que mudou em Portugal. Este ano também vou para Teatro. Gosto bastante de interpretar coisas e nos meus tempos livres gosto de ler, vou andar de bicicleta, também ando nos escuteiros e no ballet. Quando for grande quero ser bailarina”, conta a jovem premiada.
A jovem está “muito feliz” por saber que o prémio vai ser útil para a família. “Assim não temos de gastar tanto dinheiro só a comprar material e também vou ter de usar no 5.º ano muitos mais cadernos. Mas, se no final de tudo sobrar dinheiro, gostaria de comprar uma secretária maior, porque a minha já está a ficar pequena”, explica Mafalda.
A mãe, Ana Saldanha, 40 anos, enfermeira, que optou por ficar em casa para tomar conta dos quatro filhos, frisa que os vales “são uma ajuda grande”. “Com uma família numerosa vejo que os apoios são nenhuns e, no futuro, se uma criança quiser continuar a estudar isso traz muitas dificuldades. Esta ajuda é uma mais-valia e até deveria ser alargada a outros ciclos de ensino. A nível da saúde também é um incentivo, porque permite-lhes fazer um rastreio de saúde visual e até descartarem algumas situações patológicas”, realça.
Apesar de ter visto a filha mais velha ser premiada antes, esta mãe justifica o porquê de voltar a concorrer. “O que nos levou a candidatar foi eles estarem elegíveis e o facto de achar que eles merecem mesmo. É o reconhecer de um ano escolar sempre muito bom e é um incentivo para eles, porque depois disto vão ter de provar que são bons alunos. E também para terem noção dos gastos, pois vêm os preços e trocas umas coisas por outras mais em conta”, justifica Ana Saldanha.
Já no que toca ao percurso escolar de Mafalda, não poderia estar mais orgulhosa da filha. “Ela é daquelas crianças que não precisa de estudar muito para alcançar os objetivos. É super responsável, muito amiga, muito atenta. Os irmãos, a Camila e o Francisco, têm também excelentes notas e esta ajuda acaba por ser um prémio de família, porque é uma ajuda para todos os filhos e um grande auxílio no mês de setembro no regresso às aulas”, conclui.
Perfil
Nome: Mafalda de Sá Saldanha Rodrigue
Idade: 10 ano
Localidade: Pedrouços, Maia
Ano a frequentar: 5.º
Aproveitamento: “Muito Bom” a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser: Bailarina