Martim Machado, de 10 anos, foi um dos 15 estudantes escolhidos pelo júri do "Regresso às Aulas", iniciativa do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
Martim Machado, 10 anos, de Joane, terminou o primeiro ciclo com nota máxima a todas as disciplinas, um feito que lhe permitiu ser um dos contemplados da iniciativa “Regresso às Aulas”. Ao JN, o jovem começou por explicar como tem sido na escola: “Estou atento nas aulas, a minha mãe ajuda-me a estudar em casa e depois consigo ter boas notas. A disciplina que gosto mais é Matemática e a que gosto menos é português”. E avançou: “Quando soube que tinha sido premiado fiquei muito feliz e vou querer comprar material escolar”.
Depois das aulas, Martim pratica futebol. “Jogava numa escolinha do Benfica e esta época, vou para o Vitória de Guimarães. Sou médio-centro, quero ser futebolista no futuro. Gostava de conhecer o Messi”, revela, ainda, Martim.
A mãe Elsa Machado, 39 anos, enfermeira numa Santa Casa da Misericórdia, anota que a vida se alterou com a entrada dos filhos para a escola. “Tive de pedir restrição de horário para os acompanhar mais de perto. Nas aulas, o Martim é muito atento e rapidamente absorve e aprende. Desde o primeiro ano, teve sempre ‘Muito Bom’ a todas as disciplinas”, salienta, justificando o porquê da candidatura: “Neste momento particular o prémio é excelente. O nosso crédito à habitação quase duplicou e em termos de orçamento familiar não tem sido fácil, daí ter decidido participar”.
Nome: Martim Gomes Machado
Idade: 10 anos
Localidade: Joane
Ano a frequentar: 5.º
Aproveitamento: “Muito Bom” a tudo
Quando for grande quero ser: Futebolista