Quase 1700 antigos combatentes do Grande Porto já têm passe gratuito para viajarem nos transportes públicos. Desde sexta-feira passada que é possível requerer o título e os potenciais beneficiários estão a exercer esse direito, depois de vários meses de espera pela concretização da oferta.
Corpo do artigo
A afluência tem sido grande nas lojas da rede Andante e, nesta segunda-feira de manhã, os tempos máximos de espera iam de 43 minutos no balcão de Campanhã a duas horas, no espaço junto ao Hospital de S. João, ambos no Porto. À data, a loja da rede com maior número de clientes a aguardar vez era a de General Torres com 96 pessoas por atender e um tempo máximo de espera de uma hora e 50 minutos.
A procura pela concretização deste direito tem sido significativa por parte dos antigos combatentes que residem na Área Metropolitana do Porto. Daí que, entre a manhã de sexta-feira passada e a manhã de segunda-feira, já tenham sido emitidos 1675 passes gratuitos. A maioria dos títulos permite circular em toda a área metropolitana sem gastar um tostão.
Do bolo total, foram atribuídas 1643 assinaturas metropolitanas terceira idade, isto porque grande parte dos beneficiários já está aposentada. As restantes 32 são assinaturas municipais, ou seja, permite aos utentes circularem nos transportes coletivos públicos ou privados dentro do território do seu concelho. Por exemplo, na Invicta, pode usar os autocarros da STCP, o metro e o comboio só entre as estações de Campanhã e de S. Bento. Já, em Gaia, pode embarcar nos comboios urbanos desde General Torres até ao limite do município. No caso do passe metropolitano, o único limite é as fronteiras da Área Metropolitana do Porto.
Dos 1675 passes, 296 títulos foram requeridos na loja da estação da Trindade, no Porto. Seguem-se 196 na Casa da Música (Porto), 183 na Senhora da Hora (Matosinhos), 162 em General Torres (Gaia), 161 no Hospital de S. João (Porto), 155 em Campanhã (Porto), 109 em Brito Capelo (Matosinhos), 87 no Bom Sucesso (Porto), 63 na Maia e 57 na Póvoa de Varzim. Também há solicitações noutros espaços, como as lojas da CP em Gaia, em Ermesinde, na Trofa, em Espinho e em Paredes.
Este benefício pode ser solicitado por antigos combatentes e por viúvas e viúvos de ex-combatentes. Basta deslocar-se à loja do operador de transporte da sua região e preencher o requerimento de adesão. Cada beneficiário só tem direito a um título de graça, mas a medida aplica-se em todo o país.
De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, o requerimento de adesão terá de ser preenchido e entregue nos balcões dos operadores de transporte público. Além do cartão de antigo combatente ou do cartão de viúva, o beneficiário terá de apresentar o cartão de cidadão e um comprovativo da morada fiscal da sua residência habitual.
Apesar de gratuito, a assinatura mensal tem que ser ativada todos os meses nas máquinas ou nas lojas dos operadores de transporte público.