Nos últimos nove anos, 155 lares de idosos foram fechados de urgência pela Segurança Social, que participou 292 crimes de desobediência ao Ministério Público.
Corpo do artigo
Desde o início do ano e até ao final de outubro, foram encerrados 81 lares de idosos, dos quais 77 funcionavam de forma irregular. De acordo com o Instituto da Segurança Social (ISS), desde 2015, 946 lares de idosos receberam ordem de encerramento, a grande maioria (939) devido à inexistência de licença. O setor social admite que há situações em que as instituições não cumprem as ordens de encerramento, exceto quando são urgentes e os utentes são transferidos no imediato para outros locais.
João Ferreira de Almeida, antigo presidente da Associação de Lares e Casas de Repouso de Idosos (ALI) e atual presidente da mesa da assembleia geral da associação, aponta, ao JN, que, apesar de as instituições receberem ordens para fechar, "os encerramentos reais rondam, ano para ano, 10 a 15% do total" de casos. Quando são realizadas inspeções, muitas vezes na sequência de denúncias, só se forem detetadas "situações realmente graves, de maus-tratos e abusos, é que há de imediato o processo de encerramento", explica.