O hospital de Leiria garante que continua a assegurar o acompanhamento e os cuidados prestados às grávidas e utentes no âmbito da consulta externa e das cirurgias de Ginecologia.
Corpo do artigo
Desde o encerramento da urgência obstétrica, registado na passada sexta-feira, o hospital de Leiria já encaminhou quatro grávidas com parto programado para o Centro Materno e Infantil do Norte, no Porto, onde nasceram os bebés.
A informação é avançada pela Unidade Local de Saúde (ULS RL) num comunicado, onde esclarece que, apesar do fecho daquela urgência, continua a garantir “toda a atividade assistencial programada na área da Ginecologia/Obstetrícia”, nomeadamente, o acompanhamento e os cuidados prestados às grávidas e utentes no âmbito da consulta externa e das cirurgias desta especialidade.
Segundo a instituição, o encerramento da urgência obstétrica, que vigora até às 9 horas do dia 19, “foi programado há mais de um mês, tendo sido devidamente articulado”, com o Ministério da Saúde e com as unidades de saúde envolvidas no apoio à prestação de cuidados.
“Este planeamento temporal foi o mais adequado para garantir à população da ULSRL uma resposta mais consistente na área da Ginecologia/Obstetrícia até ao final do presente ano”, alega a instituição, assegurando que “os encaminhamentos têm decorrido dentro da normalidade e a funcionar como previsto".
Em relação à escolha do Centro Materno e Infantil do Norte para os partos programados, a ULSRL defende tratar-se da “melhor solução”, uma vez que “não havia resposta pública nem privada na zona centro do país".
“A ULSRL compreende o impacto emocional que a questão da distância geográfica pode ter nos futuros pais, mas esta foi a proposta mais adequada para um parto com segurança e dignidade”, pode ler-se naquele comunicado, onde a instituição refere que as parturientes encaminhadas para o para o Porto e as suas famílias “estão satisfeitas”. O transporte das grávidas é assegurado pela ULSRL, que assume também alojamento para o/a acompanhante de cada grávida.
Na mesma nota, a instituição reforça o conselho para que as utentes e grávidas da sua área de influência ligarem previamente para a Linha SNS Grávida – 808 24 24 24, para serem encaminhadas, antes de se deslocarem para qualquer unidade de saúde. “É através desta linha que receberão todo o apoio especializado e encaminhamento para a unidade mais apropriada, acionando, se necessário, o transporte em viatura médica até à unidade hospitalar mais próxima”, especifica a ULSRL, sublinhado que, em situações de emergência, o contacto deverá ser realizado diretamente para o 112.