Um casal e a filha de 7 anos, naturais de Espadanedo, no concelho de Cinfães, são três das 12 vítimas mortais do acidente ocorrido em França.
Corpo do artigo
Quatro vítimas de Cinfães do Douro
Aires Cardoso, de 39 anos, e a mulher Angelina Silva, de 28, estavam emigrados há vários anos na Suíça e regressavam à terra natal, Espadanedo, com a filha Marta Fabiana, de sete anos, onde está a maioria da família e com quem queriam passar a Páscoa.
Um outro homem do concelho de Cinfães morreu no acidente. Trata-se de Sérgio Costa, 35 anos, da freguesia de Travanca. Deixou uma mulher e um filho de três anos. A mulher trabalha num lar de uma instituição social na freguesia vizinha de Souselo, onde também têm família.
Antes de partir para Portugal, Angelina Silva colocou uma fotografia com a filha no Facebook mostrando a ansiedade de regressar a Portugal de férias. O casal estava emigrado em Friburgo há quatro anos. O desemprego levou-os a emigrar. "Já tinham comprado casa em Espadanedo com o dinheiro que tinham amealhado na aventura emigratória", explicou ao JN, João Paulino, presidente de junta de Espadanedo. O autarca em choro compulsivo adiantou que a família em causa "é gente de bem que ajudava muito a freguesia, nomeadamente, nas festas populares" da localidade.
Três vítimas de Sernancelhe
O presidente da Câmara de Sernancelhe divulgou que três das vítimas eram naturais do concelho, mas uma delas tinha casado no concelho vizinho de Trancoso. Tratam-se dos irmãos José Manuel, de 60 anos, e Amélia Diogo, de 58, e do marido desta, João Santos, de 61. Este último era natural de Arnas, mas casou em Palhais, uma aldeia que fica perto, só que já pertence ao concelho de Trancoso.
Duas vítimas de Oliveira de Azeméis
Manuel da Rocha Pinho, de 47 anos, natural de Fajões, Oliveira de Azeméis, que trabalhava na Suíça na área da construção civil, está também entre as vítimas mortais. Desta freguesia era também José Luís da Silva, de 55 anos. José Silva residia com a mulher em Friburgo, mas deslocava-se a Portugal sem a esposa.
Uma vítima de Arouca
Há ainda uma vítima de Arouca. Chama-se Adriano Sousa, de 52 anos, que vivia na freguesia de Escariz. Deixa mulher e duas filhas, uma delas menor.
Uma vítima de Castelo de Paiva
Está também confirmada a morte de Luís Miguel Lopes, 38 anos, de Castelo de Paiva.
Uma vítima de Pombal
Inês Isabel Rodrigues Francisco, de 17 anos, com residência em Pombal, distrito de Leiria.