Queixas levam Governo a alargar cheque de formação digital aos funcionários públicos
O “Cheque–Formação + Digital” foi alargado, esta segunda-feira, aos funcionários públicos e passa a ser possível fazer a formação totalmente online. O apoio com um valor até 750 euros prevê a capacitação dos trabalhadores em competências digitais. Já havia, pelo menos, uma queixa na Provedoria de Justiça.
Corpo do artigo
As alterações foram publicadas, esta segunda-feira, no Diário da República através da portaria que “Procede à primeira alteração da Portaria n.º 246/2022, de 27 de setembro, que cria a segunda fase do Programa «Emprego + Digital 2025», programa de formação profissional na área digital”, mas só aplica-se as “candidaturas decididas após a sua entrada em vigor”.
Até agora, os funcionários públicos não eram abrangidos por este “cheque formação”, o que estava a originar algum descontentamento. A Provedoria de Justiça confirmou, ao JN, que recebeu uma queixa relacionada o “Cheque-Formação + Digital”. O grupo de queixosos considera que a exclusão dos funcionários públicos do programa era "injusta" e "discriminatória".