Os principais motivos das reclamações estão relacionados com cobranças indevidas, dificuldades em reembolsos e falhas de pagamentos. A Klarna e a seQura estão entre as marcas com mais reclamações no setor.
Corpo do artigo
Estão a aumentar o número de reclamações relacionadas com os novos sistemas de pagamento flexível, conhecido como Buy Now, Pay Later (BNPL). Em causa estão cobranças indevidas, dificuldades em reembolsos e falhas de pagamentos. Este tipo de solução permite aos consumidores adiar o pagamento de determinados itens ou distribuir o custo das compras em diferentes parcelas durante um período de tempo definido.
Em 2024, registou-se um crescimento de 189% das reclamações, passando de 87, em 2023, para 251 no ano passado, de acordo com um estudo produzido pela Consumers Trust e que tem por base as queixas apresentadas pelos utentes no Portal da Queixa. O principal motivo de insatisfação está relacionado com a cobrança indevida de débitos e faturação ou de quantias erradas (22%). Seguindo-se o reembolso não efetuado (21%) e falhas no pagamento (14%). Há ainda consumidores a queixarem-se da falta de suporte adequado para a resolução dos problemas. Quanto ao perfil dos queixosos, 56% são homens e 44% mulheres. A maioria tem entre 18 e 44 anos com residência, essencialmente, em Lisboa e no Porto.