Queixas são poucas mas há multas por falar em alta voz nos transportes públicos

As multas vão de 50 a 250 euros
Foto: Rita Chantre / Arquivo
Aproveitar uma viagem de comboio para fazer telefonemas em alta voz ou videochamadas, participar em reuniões online ou navegar pelas redes sociais sem ter cuidado com o ruído, que pode incomodar os outros passageiros, "é uma contraordenação", avança este domingo o jornal "Público". As multas vão de 50 a 250 euros.
Corpo do artigo
Em declarações ao referido jornal, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) confirmou que "a utilização de aparelhos sonoros ou provocar ruído" não é permitido, razão pela qual tem aplicado multas "por violação dos deveres dos passageiros" a operadores ferroviários. As queixas formais, detalha, são residuais, dada a normalização da utilização dos dispositivos eletrónicos.
No ano passado, a AMT recebeu 121 reclamações - num universo de 29 mil - classificadas como “Falta de urbanidade/agressividade dos passageiros”, área que engloba o mau uso do telemóvel. As multas aplicadas nestes casos variam entre 50 e 250 euros.
O jornal Público revela ainda que a CP, que reconhece que a falta de civismo no uso do telemóvel pode gerar desconforto para outros passageiros, está "a analisar" a criação de “carruagens silêncio”, com regras específicas para uma viagem tranquila. O conceito foi explorado pela primeira vez em França, mas já chegou a outros países, nomeadamente Espanha, Itália, Alemanha e Irlanda.

