"Quem tiver febre, tosse ou dificuldades respiratórias deve abster-se de ir trabalhar"
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, recomendou esta quinta-feira que os portugueses que tiverem sintomas como tosse, febre ou dificuldades respiratórias devem "abster-se de ir trabalhar".
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, Graça Freitas recordou que quem estiver em "isolamento profilático voluntário deve ficar em casa, não ir ao trabalho nem à escola e não receber visitas".
"Se tiver sintomas, utilize o telefone para ligar à Saúde 24 antes de se dirigir a um hospital", acrescentou, recomendando ainda que cada pessoa tente isolar-se usando um "quarto separado com casa de banho própria". "Não partilhe objetos domésticos, como talheres", detalhou.
A diretora-geral da Saúde confirmou que um dos primeiros infetados pelo novo coronavírus em Portugal está recuperado, "clinicamente bem e com dois testes negativos com um intervalo de 48 horas".
11920455
De sublinhar que o Hospital de São João anunciou esta quinta-feira que decidiu suspender, até 31 de março, toda a atividade clínica não urgente, o que engloba consultas, exames e intervenções cirúrgicas.
Em comunicado enviado às redações, o Centro Hospitalar Universitário anunciou a "suspensão de toda a atividade clínica não urgente, nomeadamente consultas externas, intervenções cirúrgicas, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, até ao dia 31 de março".
11921690
A medida surge no âmbito do plano de contingência em vigor e das recomendações nacionais e internacionais destinadas a travar a propagação da infeção por Covid-19.
"Apenas deve ser realizada atividade programada em casos clinicamente relevantes, cuja suspensão coloque em risco de vida o utente", detalhou, acrescentando que devem ser privilegiadas "as consultas presenciais, sempre que tal for clinicamente adequado".
Portugal tem, neste momento, 78 casos de Covid-19 diagnosticados, aguardando-se o resultado de 133 análises laboratoriais, de acordo com o último balanço da Direção-Geral de Saúde (DGS).