Linha reforçou meios e estendeu horários de atendimento. Recebeu mais de 2200 apelos em 2020, muitos ligados à negligência e aos conflitos familiares.
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A Linha SOS Criança (116 111) recebeu quase mais 400 pedidos de ajuda no ano passado, em relação a 2019. Com o início da pandemia e o confinamento, o número de contactos, sobretudo por telefone e WhatsApp, cresceu exponencialmente. "Foi um recorde de apelos, sem dúvida, muito devido às especificidades de tudo o que aconteceu neste ano", sublinha o psicólogo Manuel Coutinho, secretário-geral do Instituto de Apoio à Criança (IAC) e coordenador da Linha SOS Criança, que existe desde 1988.
Até meados de dezembro de 2020, a linha recebeu 2230 apelos, enquanto em 2019 foram 1848. Maio foi o mês que recebeu mais contactos (353) e desde junho que os pedidos já eram maiores que os do mesmo período em 2019.
"Os números são significativos. É possível que em período de férias as crianças e os jovens não estejam tão participativos. Mas mais do que os números, é importante que utilizem o serviço", diz Manuel Coutinho.
Segundo o psicólogo, "as crianças ligavam com muitos problemas na área da saúde mental, problemas ligados à conflitualidade familiar que dispararam no confinamento, ou com questões relacionadas com alcoolismo e a consequente tensão familiar".
Maus-tratos
A negligência e os maus-tratos físicos e psicológicos na família também entram nas problemáticas que levaram os menores a pedir apoio. "No que toca às crianças mais novas, são muitas vezes os familiares e vizinhos que recorrem à linha para pedir ajuda em nome da criança. Já na adolescência, é o próprio jovem a ligar", explica.
Do outro lado da linha estão psicólogos. A equipa foi reforçada e o horário estendido. "Antes era só até às 19 horas. Agora, passou a ser até às 21. Acredito que o facto de o SOS Criança ter reforçado toda a sua ação a nível nacional, - e por ser um serviço que durante a crise não fechou portas, - fez com que os apelos aumentassem".
Manuel Coutinho reconhece que o confinamento, com a maior pressão sobre as famílias, contribuiu para o aumento de contactos, mas quer evitar "as cifras negras". "O sonho da SOS Criança é chegar aos zero apelos, o objetivo é trabalhar na prevenção antes de chegar a uma situação de risco". O WhatsApp assumiu-se como uma das principais formas de os menores chegarem ao serviço que "dá voz na primeira pessoa à criança". "Havendo um telefone anónimo e confidencial, pode ligar sempre que está triste, deprimido, com ideias suicidas".
Serviços de residência
Manuel Coutinho sublinha que a linha orienta para consultas de psicologia e outros serviços na área de residência, se for necessário. "É um serviço de primeira necessidade, porque dá direitos às crianças. Muitas vezes os pais nem têm noção que os seus próprios filhos estão a beneficiar de intervenção psicológica".
Outros dados
Mais psicólogos
Em 2020, a equipa foi reforçada com seis psicólogos, da área clínica e da saúde, para o atendimento. Estes são números de WhatsApp disponíveis para contacto: 913069404, 966065750, 966065751, 966065767 e 966065679.
Consultório social
O IAC criou um Consultório Social, que se chama "Luz Verde à Criança". Abriu a 15 de dezembro para dar apoio social, jurídico e psicológico a crianças, jovens e famílias da Grande Lisboa. Funciona na Avenida António Patrício.
Horário estendido
O horário do atendimento através da linha 116 111 e dos números de WhatsApp funciona das 9 às 21 horas.